Histórico do Grupo

A Amazônia é uma região que produz encanto e admiração por sua beleza e diversidade. Em todo o mundo, a característica amazônica mais exaltada, como não poderia deixar de ser, é o seu meio ambiente. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o meio ambiente não se resume apenas nos recursos naturais que representam abundância e vida. O homem e sua relação com a natureza são o principal componente desse grandioso e complexo sistema que há séculos atrai olhares de todo o planeta.
Impulsionado pelo desfio de entender as relações sócio-ambientais na “aldeia amazônica” e pensar alternativas dentro do campo da educação para os principais impasses regionais, surge, em abril de 1998, o Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM).
Composto inicialmente pelas professoras Marilena Loureiro da Silva, Maria Ludetana Araújo, Maria Soeli Farias, Maria de Lima Gomes e Luiza Nakayama, todas docentes da Universidade Federal do Pará, o grupo trouxe uma proposta inovadora e pautada na interdisciplinaridade como base para estudos e pesquisas na área de Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Logo no primeiro momento, o GEAM atuou dentro da Universidade contribuindo com ensino de graduação. Através do Projeto Integrado de Educação Ambiental Universidade e Vida (1998), o primeiro de sua história, promoveu a inserção da Educação Ambiental no currículo de diversos cursos da UFPA e, especialmente no Curso de Pedagogia, instituiu em 1999, o Núcleo Eletivo de Educação Ambiental, que funciona até hoje em Belém e nos campi do interior.
Ultrapassando os muros universitários, realizou importantes discussões interinstitucionais com órgãos municipais, estaduais e federais, como SECTAM ( Secretaria Executiva de Ciências e Tecnologia e Meio Ambiente ), SEDUC (Secretaria de Estado de Educação), e Museu Paraense Emilio Goeldi. Juntamente com essas e outras instituições, o GEAM integrou o Fórum Paraense de Educação Ambiental, criado a partir dos debates estabelecidos entre a UFPA, Órgãos Ambientais e Educacionais e a Universidade de Strhatyclide, instituição de ensino escocesa que se configurou como a primeira parceria internacional do grupo.
No seu lugar de origem, o Centro de Educação da UFPA (hoje Instituto de Ciências da Educação-ICED), o GEAM sempre teve suas contribuições retribuídas com muito apoio da direção e também dos outros grupos de estudos.
Ao longo de sua trajetória, o GEAM se preocupou em relacionar a temática da vida social, empreendendo teorias e praticas educacionais a favor deste objetivo.