Curso de Extensão em Educação Ambiental, Escolas Sustentáveis e Com-Vida


A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) em articulação com o Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) o qual é integrante do Plano de Formação de Professores da  Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentam a proposta do Curso de Extensão em Educação Ambiental, Escolas Sustentáveis e Com-Vida na modalidade Educação a Distância. No sentido de fomentar a reflexão e o envolvimento da comunidade escolar na construção de espaços educacionais sustentáveis, o curso busca contribuir com a criação e funcionamento da Com-Vida – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola.
Objetivos Gerais
- Promover o estudo eficaz da Educação Ambiental na Amazônia, a partir do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, tendo como mediadores alunos, professores e comunidade em geral, voltados para a implantação de espaços físicos da gestão, do currículo escolar com caráter não homogêneo, considerando suas vias de acesso.
- Propor ações interventoras a partir do Plano Nacional sobre Mudança de Clima, no sentido de transformar os espaços disponíveis, em ambientes ou áreas de sustentabilidade, percebendo o potencial do homem da Amazônia como patrimônio natural e cultural, com iniciativa de política local;
- Re-conhecer que os espaços/ambientes das escolas e das comunidades em torno, pode e deve ser vistos, como espaços promovedores de economia voltados para a produção de bens de consumo  e/ou de reaproveitamentos de recursos;
- Implantar a partir do Com-Vida perspectivas estruturais e sociais de uso da floresta Amazônica, com vista à urbanização, como importante papel para a dinâmica regional e local.
Público Alvo
Profissionais da Educação Básica, vinculados as escolas públicas, com atuação no contexto escolar como professor; diretor; administrador educacional (gestores); coordenador pedagógico, dentre outros. Não há restrição para a Área de formação, assim como o Curso está disponível para demanda social com a exigência de liderança com experiência prévia em mobilização de grupos para o trabalho de educação ambiental.
Vagas Ofertadas
O curso oferecerá 500 vagas, nos polos de Itaituba, Belterra, Breves, Capitão Poço, Igarapé Açu, Salinas, Santarém e Vitória do Xingu.
Estrutura Curricular
Material Midiático:
Folder: (Clique Aqui)