Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental

A Universidade Federal do Pará – UFPA, no âmbito de suas atribuições e responsabilidades no campo do ensino, pesquisa e extensão apresenta a proposta do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental, na modalidade Educação a Distância. Esta se configura em uma iniciativa estratégica com o oferecimento de oportunidades de formação e qualificação de excelência aos profissionais de educação das instituições públicas, sempre considerando que os processos devem ser dinâmicos e integrados a uma visão interdisciplinar e transversal.
O curso oferecerá subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitem a construção de projetos em educação ambiental nas escolas e comunidades, comprometidos com a valorização da cidadania e emancipação dos atores sociais. Reconhecendo-os como sujeitos responsáveis pela construção de novos processos que possibilitem a construção de novas realidades em que homem e natureza dialoguem como elementos constitutivos da complexidade da vida. Visa ainda, oportunizar aos profissionais, que atuam ou desejam atuar na área de Educação Ambiental, o embasamento teórico/metodológico, necessário para fundamentar a ação pedagógica da dimensão socioambiental da educação em sua riqueza e complexidade, mediante aos grandes desafios políticos, científicos, culturais e sociais do mundo globalizado. A oferta deste curso reafirma o compromisso do MEC-SECAD-CGEA, bem como do governo Estadual e Municipal com a política de formação continuada dos educadores e, no caso específico, compromisso com a consolidação da formação continuada em educação ambiental.
Trata-se de um processo formativo que atenderá aos professores da rede pública que já possuem uma larga experiência profissional e de vida enfrentando situações diversas e complexas, que os impossibilita em alguns casos de terem acesso aos processos de formação continuada. O MEC-SECAD-CGEA e as instituições parceiras na realização deste curso, neste caso, UFPA, SEDUC e Secretarias Municipais de educação reafirmam o compromisso com estes profissionais de construírem um modelo de educação democrático, dinâmicos, comprometidos com outros saberes, transformador e, sobretudo humanizado.  O atendimento a chamada pública para apresentação de propostas de cursos nas áreas de interesse da SECAD relaciona-se com a compreensão de que essas áreas temáticas e em especial a área objeto da presente proposta (Educação Ambiental) se constitui numa área estratégica para a formação de sujeitos humanos que consigam se relacionar melhor com o meio ambiente, compreendido como uma totalidade histórica, e desencadear esses processos a partir da ação escolar torna-se fundamental. Essa compreensão associa-se aos esforços já realizados e em realização pela SECAD/MEC, que, mesmo sendo a SECAD a secretaria mais jovem do MEC, vem desde 2004, ano de sua criação, desenvolvendo programas que contemplam temas como alfabetização e educação de jovens e adultos, educação no campo, educação escolar indígena e diversidade étnico-racial, com o propósito de diminuir as desigualdades educacionais por meio da participação de todos os cidadãos e cidadãs em políticas públicas que assegurem a ampliação ao acesso a educação.
O curso oferecerá 600 vagas, nos polos de Belém, Moju, Oriximiná, Parauapebas, Portel, Tucuruí.
Objetivos Gerais do Curso:
1- Aperfeiçoar professores e técnicos da rede pública de ensino na área de Educação Ambiental, com vistas a geração de melhores intervenções político-pedagógicas nas unidades escolares do estado do Pará com base na perspectiva crítica e emancipatória da Educação Ambiental;
2- Oferecer fundamentos teóricos e indicativos metodológicos para o desenvolvimento de práticas de inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares das unidades educacionais envolvidas no curso por meio da instalação de projetos interdisciplinares de EA nestas unidades a partir dos conteúdos trabalhados no curso;
3- Contribuir com a configuração de um novo cenário para a Educação Ambiental no estado, por meio da disseminação de práticas inovadoras oriundas dos processos formativos instaurados no curso e aplicados nas unidades escolares das 12 (doze) regiões de integração do estado do Pará;
4- Contribuir para a superação das dificuldades formativas e de organização  e planejamento na área da educação ambiental nas escolas paraenses;
5- Contribuir para a consolidação dos programas e projetos oriundos das diretrizes do MEC/SECAD/CGEA para o desenvolvimento da Educação Ambiental no país.
Estrutura Curricular:
Material Midiático:
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