terça-feira, 12 de agosto de 2014

GEAM no seminário Amazônia+20


O Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) irá participar do Seminário Amazônia+20: Construindo uma Agenda de Sustentabilidade que acontece nos dias 28 e 29 de maio, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
O Grupo irá fazer uma exposição sobre os 16 princípios do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, onde os participantes poderão contribuir com novas idéias no painel que será montado no hall de entrada do Centro de Eventos Benedito Nunes.
O evento tem por objetivo criar uma agenda de políticas para a Universidade e outras instituições, apresentando, antecipadamente, alguns assuntos que serão tratados na Conferência das Nações Unidas (ONU), a Rio+20, prevista para o período de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. Busca-se também apresentar resultados concretos de prestação de serviços ambientais por diversos grupos indígenas, no âmbito de projetos coordenados pelo Núcleo de Meio Ambiente (Numa) e do Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (Poema).
O evento é organizado pela UFPA, mas tem parceria de outras instituições, como a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Estadual do Pará (UEPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Além deles, o Seminário conta com a presença do Museu Emílio Goeldi, do Instituto Socioambiental, FUNAI, do Ministério Público Federal, além de representações de outros Estados, todos visando discutir problemas socioambientais e fazer interlocuções com a sociedade, a fim de estimular mudanças.
Programação – O evento terá uma programação no sábado, 26, que antecede o Seminário. Neste dia, haverá, pela parte da manhã, uma caminhada e um passeio ciclístico na UFPA, visando gerar nos participantes uma preocupação com a qualidade de vida. Ainda no sábado, será inaugurado o Bosque UFPA Sustentável, onde será feito o plantio de algumas árvores. A manhã será encerrada com um lanche no ITEC-Cidadão, na UFPA.
O Seminário terá a abertura oficial na segunda-feira, 28, às 9h. A partir disso, os dois dias serão seguidos por seis mesas-redondas, com discussões sobre economia verde, inclusão social, serviços ambientais, populações tradicionais e relato de experiências das universidades no campo da sustentabilidade; entre outras. A programação completa pode ser conferida aqui.
O Seminário Amazônia+20 é gratuito, aberto para toda a comunidade universitária e para a comunidade externa. Para participar, basta preencher a ficha de inscrição aqui.
Para saber mais, acesse o site UFPA Sustentável
--

0 comentários:

Postar um comentário